domingo, 22 de agosto de 2010

Atividades valor 4,0 Entrega 10/09 Não será aceito em outra data(individual)

01. (UERJ)
Se de meus ensinamentos colherdes algum fruto, descansarei satisfeito de haver cumprido a minha missão. Entre esses ensinamentos, avulta o do patriotismo. Quero que consagreis sempre ilimitado amor à região onde nascestes, servindo-a com dedicação absoluta, destinando- lhe o melhor da vossa inteligência, os primores do vosso sentimento, o mais fecundo da vossa atividade, - dispostos a quaisquer sacrifícios por ela, inclusive o da vida. (...)
Que a vossa geração exceda a minha e as precedentes, senão em semelhante amor, ao menos nas ocasiões de o comprovar. Quando disserdes: ‘Somos brasileiros!' levantai a cabeça, transbordantes de nobre ufania. Convencei-vos de que deveis agradecer quotidianamente a Deus o haver Ele vos outorgado por berço o Brasil. 
CELSO, Affonso (1900). Porque me ufano do meu País.
Rio de Janeiro: Briguiet, 1943.
Um chefe, um povo, uma nação: um Estado nacional e popular, isto é, um Estado em que o povo reconhece o seu Estado, um Estado em que a Nação identifica o instrumento da sua unidade e da sua soberania. Ai está o Novo Estado Brasileiro. Um Estado que é isto não é uma simples mecânica de poder. É também uma alma ou um espírito, uma atmosfera, uma ambiência, um clima. (...)
(...) somos todos fundadores [da Nação]. Fundar é dedicar o pensamento, a vontade e o coração (...) Não haveria pátria, família, igreja, se não renovasse, pelo pensamento ou pelo espírito, o ato de sua fundação (...).
Francisco Campos - Discurso proferido em 10 de maio de 1938.
Adaptado de CAMPOS, Francisco. O Estado Nacional.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1940.
A partir dos textos de Affonso Celso - no período de consolidação da República oligárquica - e de Francisco de Campos - produzido durante o Estado Novo, diferencie os conceitos de ‘nação brasileira' de cada um dos autores.

02. (UFMG) Leia atentamente este trecho de poema:
Carta a Stalingrado
Stalingrado...
Depois de Madri e de Londres, ainda há grandes cidades!
O mundo não acabou, pois que entre as ruínas outros homens surgem, a face negra de pó e de pólvora,
e o hálito selvagem da liberdade
dilata os seus peitos, Stalingrado,
seus peitos que estalam e caem
enquanto outros, vingadores, se elevam.
A poesia fugiu dos livros, agora está nos jornais.
Os telegramas de Moscou repetem Homero.
Mas Homero é velho. Os telegramas cantam um mundo novo
que nós, na escuridão, ignorávamos.
Fomos encontrá-lo em ti, cidade destruída,
na paz de tuas ruas mortas mas não conformadas,
no teu arquejo de vida mais forte que o estouro das bombas,
na tua fria vontade de resistir.
.........................................................................................
As cidades podem vencer, Stalingrado!
.........................................................................................
Em teu chão calcinado onde apodrecem cadáveres,
a grande Cidade de amanhã erguerá a sua Ordem.
ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. 23. ed.
Rio de Janeiro: Record, 2001. p.158-160.
A partir dessa leitura, é correto afirmar que, nesse trecho de poema, se expressa, mais do que as idéias do autor, o pensamento de um grupo de intelectuais brasileiros que:
a) Se entusiasmavam pelo heroísmo dos cidadãos de Londres e Madri, que souberam resistir bravamente à agressão fascista.
b) Começavam a ser seduzidos pelo Comunismo, ao final da Guerra, por estarem descontentes em relação ao quadro político em vigor no País.
c) Desenvolviam uma consciência pacifista ante o risco de uma guerra nuclear que poderia decorrer da polarização EUA/URSS.
d) Torciam, em meio à guerra civil russa, pela vitória dos democratas, que lutavam pelo restabelecimento da liberdade.

03. (UFV)
Vejam só!
A minha vida como está mudada
Não sou mais aquele
Que entrava em casa alta madrugada
Faça o que eu fiz
Porque a vida é do trabalhador
Tenho um doce lar
E sou feliz com meu amor
O Estado Novo
Veio para nos orientar
No Brasil não falta nada
Mas precisa trabalhar
Tem café, petróleo e ouro
Ninguém pode duvidar
E quem for pai de quatro filhos
O presidente manda premiar
É negócio casar!

Citado por SALIBA, Elias Thomé. A dimensão cômica da vida privada na República.
In: SEVCENKO, Nicolau (org.). História da Vida Privada no Brasil.
São Paulo: Companhia das Letras, 1998. v. 3. p. 355.
Os versos acima são de um samba composto por Ataulfo Alves e Felisberto Martins, em 1941. Nele se encontra expressa, de forma irreverente, a ideologia do Estado Novo, conhecida como:
a) Trabalhismo.
b) Tenentismo.
c) Queremismo.
d) Paternalismo.
e) Totalitarismo.

04. (PUCSP)
1930: Vamos deixar como está para ver como fica.
1945: Vamos deixar como está para ver como eu fico.
Máximas e mínimas do Barão de Itararé.
Rio de Janeiro: Record, 1987. p.67.
As frases, atribuídas pelo humorista Barão de Itararé a G. Túlio Vargas, são evidentemente uma brincadeira com o nome do Presidente da República e com as diferenças políticas entre 1930 e 1945. As alusões à posição de Vargas em 1930 e em 1945 referem-se, respectivamente, à:
a) Ausência de uma proposta de reformulação constitucional e à tentativa de manter-se na Presidência num contexto de redemocratizações.
b) Aliança com a política café-com-leite e à candidatura presidencial, por via direta, de Vargas.
c) Manutenção do modelo econômico de base agro-exportadora e à política industrialista voltada à busca da auto-suficiência nacional.
d) Reiteração da proposta federalista da Primeira República e à defesa de um Estado em que o poder estivesse centralizado nas mãos do Presidente.
e) Rependência econômica em relação à Inglaterra e aos Estados Unidos e à tentativa de consolidar um Estado Nacional autônomo.

05. (UERJ) Embora a citação acima apresente a legislação trabalhista de Getúlio Vargas como parte de um ultrapassado modelo econômico, é possível apontar aspectos que, no sentido contrário, revelem o significado da contribuição trazida pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT - para as relações de trabalho.
Um aspecto dessa contribuição está indicado em:
a) Manutenção da ação sindical e de direitos trabalhistas durante a ditadura militar.
b) Estabelecimento da pluralidade sindical e de partidos trabalhistas durante o Estado Novo.
c) Criação de normas legais para os aumentos salariais reais e do gatilho salarial durante o governo Sarney.
d)Instituição do estatuto político dos trabalhadores e do Tribunal Superior do Trabalho durante o segundo governo Vargas.


06. (FUVEST)
Vitoriosa a revolução, abre-se uma espécie de vazio de poder por força do colapso político da burguesia do café e da incapacidade das demais frações de classe para assumi-lo, em caráter exclusivo. O Estado de Compromisso é a resposta para esta situação. Embora os limites da ação do Estado sejam ampliados para além da consciência e das intenções de seus agentes, sob o impacto da crise econômica, o novo governo representa mais uma transação no interior das classes dominantes, tão bem expressa na intocabilidade sagrada das relações sociais no campo.
Boris Fausto, A Revolução de 1930: Historiografia e História.
a) Explicite o que o autor apresenta como ‘Estado de Compromisso'.
b) Qual a relação entre ‘O Estado de Compromisso' e a ‘intocabilidade sagrada das relações sociais no campo'?

07. (UNICAMP) Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas discursava à nação através do rádio:
A disputa presidencial estava levando o país à desordem. Os comunistas infiltravam-se dia a dia nas instituições nacionais. A Nação corria perigo de uma luta de classes e os partidos políticos inquietavam o nosso povo.
a) Que argumentos Vargas usou para implantar o Estado Novo?
b) Cite duas características do Estado Novo.

08. (UNESP)
Subitamente, parecia que a esquerda havia ganho vida. Mais de 1600 sedes locais da ‘Aliança Nacional Libertadora' haviam brotado (...). A plataforma da ‘Aliança' pedia o cancelamento das 'dívidas imperialista', a nacionalização das empresas estrangeiras e a liquidação dos latifúndios. Os radicalizantes estavam igualmente ativos na direita. Um movimento fascista chamado Integralismo vinha por igual força...
Thomas Skidmore, De Getúlio a Castelo.
O texto refere-se a dois importantes e antagônicos movimentos, sobre os quais é verdadeiro afirmar que ocorreram:
a) Na Primeira República e motivaram a Revolução de 1930.
b) No governo Jânio Quadros e provocaram a sua renúncia.
c) Na década de 30 e antecederam o golpe de Estado de 1937.
d) No Estado Novo e foram importantes para o processo de redemocratização.
e) No segundo governo Vargas (1951-54) e contribuíram para o agravamento da crise política que levou ao suicídio do Presidente.

09. (FGV)
O general Góis Monteiro, Ministro da Guerra de Getúlio Vargas, afirmava em uma carta dirigida ao presidente, em 1934: ‘O desenvolvimento das idéias sociais preponderantemente nacionalistas e o combate ao estadualismo (provincialismo, regionalismo, nativismo) exagerado não devem ser desprezados, assim como a organização racional e sindical do trabalho e da produção, o desenvolvimento das comunicações, a formação das reservas territoriais e milícias cívicas, etc., para conseguir-se a disciplina intelectual desejada e fazer desaparecer a luta de classes, pela unidade de vistas e a convergência de forças para a cooperação geral, a fim de alcançar o ideal comum à nacionalidade'.
No trecho dessa carta estão expressos pontos centrais do regime instalado após a Revolução de 1930, entre elas:
a) Organização de milícias estaduais, regulamentação das relações trabalhistas e educação.
b) Estímulo à autonomia dos Estados, organização de milícias estaduais e nacionalismo.
c) Organização de milícias estaduais, centralização política e educação.
d) Centralização política, regulamentação das relações trabalhistas e nacionalismo.
e) Estímulo à autonomia dos Estados, regulamentação das relações trabalhistas e educação.

10. (PUCSP) No Brasil, a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho - foi criada pelo Decreto 5452, de 1943, em meio ao governo de Getúlio Vargas, para reunir e sistematizar as leis trabalhistas existentes no país. Tais leis representaram a:
a) Conquista evidente do movimento operário sindical e partidariamente organizado desde 1917, defensor de projetos socialistas e responsável pela ascensão de Vargas ao poder.
b) Participação do Estado como árbitro na mediação das relações entre patrões e trabalhadores de 1930 em diante, permitindo a Vargas propor a racionalização e a despolitização das reivindicações trabalhistas.
c) Inspiração notadamente fascista, que orientou o Estado Novo desde sua implantação em 1937, desviando Vargas das intenções nacionalistas presentes no início de seu governo.
d) Atuação controladora do Estado brasileiro sobre os sindicatos e associações de trabalhadores, permitindo a Vargas criar, a partir de 1934, o primeiro partido político de massas da história brasileira.
e) Pressão norte-americana, que se tornou mais clara após 1945, para que Vargas controlasse os grupos anárquicos e socialistas presentes nos movimentos operário e camponês.

11. (UFC) O período do governo de Getúlio Vargas de 1937 a 1945 é conhecido na história do Brasil como ‘Estado Novo', em que:
a) Os movimentos sociais contra o nazi-fascismo ganharam as ruas, com o apoio do governo.
b) Os comunistas ocuparam vários cargos burocráticos e assumiram órgãos de propaganda política.
c) Os partidos políticos foram fechados e as bandeiras estaduais, queimadas, como símbolo do centralismo do poder.
d) O sistema parlamentarista foi fortalecido pelo fechamento do Congresso Nacional e pela intervenção nos Estados.
e) A elite industrial brasileira tornou-se hegemônica, pondo fim, dessa forma, à política do 'café com leite' da aristocracia rural.

12. (UFF) O Estado Novo, identificado à primeira grande experiência autoritária brasileira, terminou em 1945, quando, então, verificou-se a chamada redemocratização.
a) Associe o fim do Estado Novo ao da 2ª Guerra Mundial.
b) Explique por que a redemocratização brasileira de 1945 pode ser analisada, ao mesmo tempo, como ruptura e como continuidade.

13. (MACKENZIE) A Revolução de 1930 apoiada por grupos heterogêneos, sem grandes rupturas, promoveu sob a liderança de Getúlio Vargas um novo encaminhamento para o Estado brasileiro. Identifique estes traços nas alternativas a seguir.
a) O Estado getulista incentivou o capitalismo nacional, promovendo a aliança entre setores da classe trabalhadora urbana e a burguesia nacional.
b) Para Vargas, a questão social permanecia um caso da polícia e o modelo econômico passou a ser apoiado pelo capital estrangeiro.
c) As decisões econômico-financeiras foram descentralizadas, tendo o presidente reduzidos poderes.
d) O poder dos estados foi fortalecido em relação à união.
e) Preservaram-se as relações clientelistas, mantendo-se a oligarquia cafeeira no poder como antes de 1930.

14. (MACKENZIE) Em maio de 1938, os Integralistas, prejudicados com a extinção dos partidos, desfecharam um ataque ao Palácio Guanabara que resultou em inúmeros mortos e no exílio de seus líderes. Para o governo Vargas, a principal conseqüência foi:
a) Inclinação do governo para o fascismo, dividindo com este grupo o poder.
b) O fortalecimento do poder pessoal de Vargas, reprimindo dissidentes.
c) A entrada do Brasil na Guerra ao lado dos países totalitários.
d) A composição de um novo governo, tendo como base de sustentação integralistas e comunistas.
e) A definição de uma política externa favorável aos aliados e a democratização interna do regime.

15. (UFV) Aponte os elementos da conjuntura política nacional que motivaram a Revolução Constitucionalista de 1932, ressaltando algumas de suas características.

16. (UFRJ)
(...) Todos ainda se lembram dos discursos megalomaníacos de Carlos Prestes (...) nos quais (...) previa que as hostes da U.D.N. se desagregariam, (...). Quanto ao P.S.D. era uma colcha de retalhos costurados uns aos outros pelo fio precário da ditadura, e se dissolveria a uma simples ordem do ‘Chefe' nacional.
Vê agora, o pobre ex-cavaleiro, (...) que nada saiu como previra, (...)

Em lugar dos grupos burgueses se desintegrarem, foi Prestes quem se isolou, quem ficou sozinho com Getúlio, e agora é obrigado a seguir, direitinho, a reboque, seja de Eduardo Gomes, seja de Dutra; ou levantar um dr. Jacarandá qualquer para "seu" candidato.
A saída forçada de Getúlio obriga os grupos a se consolidarem definindo-se melhor e, finalmente, a disputarem as eleições como adversários. (...) Pode-se dizer que a verdadeira campanha de "sucessão presidencial" só iniciou-se a partir de 30 de outubro.
Jornal Vanguarda Socialista (16/11/1945) citado de CARONE, Edgard.
Movimento Operário no Brasil (1945/1964). São Paulo, Difel, 1998. p.258-9. v.2.
A conjuntura política brasileira do segundo semestre de 1945 é analisada neste artigo a partir de uma ótica crítica à ação desenvolvida pelo Partido Comunista do Brasil (PCB) e seu líder Luís Carlos Prestes. Abriam-se, na época, novos horizontes para o país com a derrubada da ditadura getulista e de eleições constituintes e presidenciais. Nestas, saiu vitorioso
a) O grupo de oposição à ditadura getulista representado pela UDN, que apresentou como candidato o antigo 'tenente' Eduardo Gomes, à frente de um projeto liberal-conservador.
b) O candidato do PCB, Eurico Gaspar Dutra, apoiado por setores do getulismo voltados a levar adiante as conquistas da legislação trabalhista.
c) O PSD, que acabou por apresentar a candidatura de Getúlio Vargas, seu fundador, o qual derrubado pouco antes do poder, acabou a ele voltando pelo voto popular.
d) O ex-ministro da Guerra do governo Vargas, Eurico Dutra, com uma política conservadora que incluiu a perseguição aos comunistas e a movimentos populares.
e) O projeto, articulado por Vargas, de manter o controle do poder a partir do presidente eleito, Eurico Dutra, apoiado pelos getulistas do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

17. (CESGRANRIO) Durante o Estado Novo, no campo da política salarial, foi introduzida, via decreto-lei, importante inovação, que já constava da Constituição de 1934 - o salário mínimo - que representou um(a):
a) Ingresso salarial capaz de satisfazer as necessidades mínimas do trabalhador, mas acabou convertendo-se em importância irrisória e muito distante de suas finalidades expressas.
b) Significativo ganho para o trabalhador nacional, acompanhando sistematicamente as freqüentes medidas inflacionárias decorrentes do processo industrial brasileiro.
c) Tentativa de eliminar os altos salários de operários industriais que aderiram aos sindicatos pelegos, vigentes desde início da República, e que priorizavam os interesses da agricultura.
d) Medida de cooptação política, uma vez que o padrão de vida do operário e do camponês que apoiava o regime ditatorial teve uma extraordinária elevação e a maioria foi excluída.
e) Grande perda salarial para o operário, uma vez que seus patamares eram baixíssimos e só regulavam os ingressos do trabalhador vinculado à indústria pesada.

18. (UMC)
Naqueles anos, a orientação autoritária do governo pretendeu compor doses complementares de repressão e doutrinação, a fim de construir sua base social de sustentação política. Haurindo ensinamentos dos regimes opressivos - o nazismo e o fascismo -, que se multiplicavam na Europa nesse período, as autoridades federais procurariam tirar o máximo proveito das técnicas de propaganda e dos meios de comunicação social, muito especialmente do rádio. Os dois rituais básicos da nova ordem eram o discurso presidencial de 1 o de maio no Estádio de São Januário e o noticiário diário da voz do Brasil.
O texto refere-se a que período da História do Brasil?
a) Estado Novo.
b) República Velha.
c) Período autoritário pós 1964.
d) Período Jânio-Jango.
e) Revolução de 1930.

19. (UFPI) Leia com atenção as estrofes 1 e 2 abaixo, da composição de Ataufo Alves e Wilson Batista, de 1941.
1. O bonde de São Januário
Leva mais um otário
Sou eu que vou trabalhar.
2. O bonde de São Januário
Leva mais um operário
Sou eu que vou trabalhar.
Considerando a política do Estado Novo frente à criação artística e literária, podemos afirmar, corretamente, que:
a) A estrofe 1 expressa o engajamento dos autores à política do Estado Novo.
b) Ambas estrofes mostram o declínio do controle dos meios de comunicação durante o Estado Novo.
c) As duas estrofes refletem a identidade que o Estado Novo estabelece entre o operário e o malandro.
d) Na estrofe 1, verifica-se a impossibilidade de o Estado utilizar-se da mídia para promover políticas sociais.
e) A estrofe 2 expressa a necessidade de a produção cultural do Estado Novo refletir o ideário varguista de exaltação do trabalho.

20. (MACKENZIE)
No dia 10 de novembro de 1937, tropas da polícia militar cercaram o Congresso e impediram a entrada dos congressistas. À noite, Getúlio anunciou nova fase política e a entrada em vigor de uma Carta Constitucional.
Boris Fausto
O texto refere-se a um período da História Republicana cujas características foram:
a) República das Oligarquias, baseada no clientelismo político e hegemonia cafeeira.
b) Período Populista, marcado pela manipulação do Estado das massas urbanas e suas reivindicações.
c) Estado Novo, fase autoritária sustentada pela aliança entre burocracia civil e militar, burguesia industrial, interessadas na industrialização do país sem abalos sociais.
d) Nova República, orientada pela Constituição Cidadã, porém abalada pela dívida externa e inflação.
e) Período da ditadura militar, caracterizado pela abertura ao capital estrangeiro e endividamento externo.

21. (MACKENZIE) Dentre os objetivos do movimento revolucionário de 1930, que conduziu ao poder Getúlio Vargas, apontamos:
a) Reorganizar a estrutura econômica do país, violentamente atingida pela crise de 1929, e pôr fim à hegemonia política da burguesia cafeeira.
b) Combater os movimentos tenentistas que, ao longo da década de vinte, desestabilizaram politicamente a nação.
c) Não fazer nenhuma composição política com grupos oligárquicos, mantidos isolados do poder durante a Era Vargas.
d) Atender exclusivamente às reivindicações da burguesia industrial, base política do movimento.
e) Restabelecer a monocultura cafeeira, através do financiamento externo dos estoques, em virtude da facilidade de obtenção de créditos.

22. (PUC-RIO)
O Rádio é o maior fator de expansão cultural e educação cívica dos nossos tempos, pois com a facilidade de penetração e a rapidez de divulgação das idéias, vencendo o espaço e o tempo, para atingir os mais longínquos rincões da terra brasileira, leva em suas ondas misteriosas e encantadoras a palpitação e a certeza do progresso, divulgando os acontecimentos marcantes da civilização que se verificam nos centros mais adiantados do mundo, mantendo unidos, pelo contato direto e permanente de seus elementos vitais, os pontos mais afastados do território pátrio.
Décio Pacheco Silveira, Revista Cultura Política, 1941.
O surgimento de novos meios de comunicação social no decorrer do século XX possibilitou, em escala crescente, a circulação mais acelerada de informações, valores e idéias. No caso brasileiro, foram, de forma recorrente, instrumentos utilizados pelo Estado na concretização de seus projetos políticos.
Relacione duas idéias contidas no texto acima ao projeto político do Estado Novo (1937-1945).

24. (PUCCAMP) O programa de rádio A voz do Brasil, retransmitido diariamente pelas emissoras de rádio às dezenove horas, exceto fins de semana, e que tem, hoje em dia, sua constitucionalidade questionada.
a) Teve origem à época do chamado Estado Novo, e fazia parte das estratégias do DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda, em busca da legitimação do Estado.
b) Foi uma iniciativa da ABN, Agência Brasileira de Notícias, durante o governo de Collor de Melo, com a intenção de promover as imagens do Brasil como um país moderno e do presidente como líder popular.
c) Começou em 1921, na RDF, Rádio Difusora Fluminense, como programa musical de grande audiência popular, iniciativa pessoal de Mário de Andrade; somente no governo de Eurico Dutra foi transformado em porta-voz oficial do governo.
d) Provocou reações de músicos como Villa-Lobos, Carmem Miranda e Francisco Alves, na década de 60, quando foi criado por Jânio Quadros, pois apenas veiculava noticiário político e músicas estrangeiras.
e) É uma herança do regime militar no Brasil e sua criação foi decretada pelo AI-5, em 1968, como tática de conscientização das camadas populares da ameaça representada pela ação subversiva da esquerda política.

25. (PUC-RIO) São exemplos de práticas centralizadoras e intervencionistas do Estado brasileiro ao longo do século XX:
I. A criação de associações e sindicatos de trabalhadores urbanos, no início do século.
II. A atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda na regulamentação dos meios de comunicação, durante o Estado Novo.
III. O crescimento da indústria do entretenimento, nos anos cinqüenta, através da expansão do rádio, da criação da televisão e da popularização do cinema.
IV. A política econômica de concessão de subsídios às exportações agrícolas como estratégia de sustentação do Milagre Brasileiro, no início dos anos 70.
Está(ão) correta(s):
a) Apenas a afirmativa I.
b) As afirmativas I e III.
c) As afirmativas II e IV.
d) As afirmativas II, III e IV.
e) Todas as afirmativas.

26. (PUCSP)
O aspecto técnico-consumista do americanismo não era visto com bons olhos por uma significativa fração do oficialato das Forças Armadas brasileiras. Os militares identificavam a produção em massa das indústrias de bugigangas dos norte-americanos com os desvarios de uma sociedade excessivamente materializada e mercantilizada. Naquele momento, o modelo autárquico experimentado pela Alemanha nazista era um paradigma aparentemente mais adequado para muitos militares brasileiros.
Antonio Pedro Tota, O Imperialismo Sedutor.
São Paulo, Companhia das Letras, 2000, p.23.
O fragmento acima retrata divisões nos meios militares brasileiros dentro do contexto da Segunda Guerra Mundial. Essa divisão
a) Manifesta-se na primeira metade da década de 1930 e é provocada, sobretudo, pela presença, nas Forças Armadas brasileiras de grande quantidade de oficiais formados na Alemanha nazista.
b) Ocorre nos últimos anos de guerra e é fruto das vitórias obtidas pela Alemanha nessa fase, associadas, principalmente, ao medo de que a vitória aliada significasse o início do expansionismo militar dos Estados Unidos sobre a América Latina.
c) Inicia-se com o final da guerra e dá ao Brasil uma posição neutra no cenário da Guerra Fria que se instalou após os acordos de paz assinados pelos países participantes no conflito armado.
d) Ilustra a posição ambígua que o Brasil teve nos primeiros anos da guerra, oscilando entre o apoio às forças aliadas e a simpatia, inclusive de setores governamentais, pelos países do Eixo.
e) Representa a capacidade democrática do Exército brasileiro e a disposição de acomodar posturas políticas divergentes em suas fileiras, desde que todos atuem unidos na defesa da segurança nacional.

27. (UEL)
Em outubro de 1930, iniciou-se um largo período - podemos dizer um quarto de século - em que Getúlio Vargas foi a figura predominante no cenário político nacional; isso parece propiciar uma certa idéia de continuidade para uma história política vista a partir das grandes figuras, como a que predominou muito tempo na historiografia e permanece até hoje no senso comum.
BORGES, V. P. Anos trinta e política: história e historiografia.
In: FREITAS, M. C. (org.) Historiografia brasileira em perspectiva.
São Paulo: Contexto, 1998. p.159.
Sobre os anos 30 e a figura de Getúlio Vargas, considere as seguintes afirmativas:
I. A década de 1930 iniciou-se com uma ruptura jurídico-política, consagrada como ‘Revolução de 30', que remete ao importante tema dos dilemas da democracia no Brasil.
II. A partir dos acontecimentos de 30, passou a vigorar um acordo entre as elites políticas de Minas Gerais e São Paulo, que se revezaram na presidência da República.
III. Por muito tempo, memorialistas e historiadores conceberam Getúlio Vargas como o responsável pela concessão dos direitos trabalhistas no Brasil.
IV. Como alternativa à tradicional conciliação dos detentores do poder, surgiu a Liga de Ação Revolucionária, que teve seu projeto nacionalista e democrático derrotado pelos eventos de outubro de 1930.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.

28. (FUVEST)
Os benefícios que conquistastes devem ser ampliados aos operários rurais, aos que, insulados nos sertões, vivem distantes das vantagens da civilização. Mesmo porque, se não o fizermos corremos o risco de assistir ao êxodo dos campos e superpovoamento das cidades - desequilíbrio de conseqüências imprevisíveis, capaz de enfraquecer ou anular os efeitos da campanha de valorização integral do homem brasileiro, para dotá-lo de vigor econômico, saúde física e energia produtiva.
Getúlio Vargas, discurso de 1° de maio de 1941.
a) A quais 'benefícios' se refere o Presidente Vargas?
b) Posteriormente, quando os 'benefícios' foram estendidos aos trabalhadores rurais, essas medidas, além de não impedirem o êxodo, também não eliminaram a miséria. Por quê?

29. (UFV) Em 1937, com a instauração do Estado Novo por Getúlio Vargas, o Brasil passou a viver sob uma nova Constituição, que ficou conhecida como 'Polaca', em virtude de sua clara inspiração na Constituição da Polônia. Essa Constituição deu ao presidente Getúlio Vargas os poderes para a organização política, econômica e administrativa do Estado Novo.
Dentre as alternativas a seguir assinale a que apresenta uma característica da Constituição de 1937:
a) Instauração do direito de greve e de locaute.
b) Instauração do direito de livre associação em sindicatos oficialmente reconhecidos.
c) Descentralização administrativa.
d) Internacionalização da economia.
e) Instauração de princípios democráticos e de livre associação política.

30. (UERJ) A canção composta por Ataulfo Alves e Felisberto Martins foi importante instrumento da propaganda do governo Vargas.
É negócio casar
O Estado Novo veio
Para nos orientar
No Brasil nada falta
Mas precisa trabalhar
Tem café, petróleo e ouro
Ninguém pode duvidar
E quem for pai de quatro filhos
O presidente manda premiar
É negócio casar
Citado por PILETTI, N. História do Brasil .
São Paulo: Ática, 1997.
a) Identifiqueo papel da propaganda no governo de Getúlio Vargas.
b) Indique duas características econômicas do período do Estado Novo.

31. (UNICAMP)
O ato mais importante do Estado Novo foi a construção de uma usina siderúrgica em Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Em fevereiro de 1938, Vargas declarou que a indústria do aço era uma necessidade urgente. Embora o Estado Novo levasse quase dois anos e meio para decidir-se por uma fórmula apropriada à indústria siderúrgica, o projeto parecia bem concebido. 
Adaptado de Warren Dean, A industrialização de São Paulo,
Difel, 1971, p.230-231.
a) Qual o contexto internacional que propiciou a construção da indústria siderúrgica no Brasil?
b) Qual foi a política internacional adotada pelo governo Vargas para a criação da usina de Volta Redonda?
c) Qual seria a crítica do modelo econômico neoliberal à política econômica de Vargas?

32. (UNICAMP) Em julho de 1889, um congresso socialista internacional, reunido em Paris, decide que:
Será organizada uma grande manifestação internacional com data fixa, de modo que, em todos os países e em todas as cidades, ao mesmo tempo, no mesmo dia marcado, os trabalhadores intimem os poderes públicos a reduzir a jornada de trabalho a oito horas. Adota-se a data de 1º de maio para a manifestação.
Adaptado de Michelle Perrot, Os excluídos da história,
São Paulo, Paz e Terra, 1988, p.129.
a) Quais as condições de trabalho na indústria em fins do século XIX.
b) Explique o porquê do caráter internacional da manifestação operária.
c) De que maneira o Estado Novo no Brasil alterou o significado dessa data?

33. (UFMG)
Em 1934, Getúlio Vargas criou o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça, esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os meios de comunicação de massa a serviço direto do poder executivo, iniciativa que tinha inspiração direta no recém-criado Ministério da propaganda alemão. Este foi o embrião do DIP [...]
Em 1939, as atribuições do extinto Departamento de Propaganda e Difusão Cultural passaram para o Departamento de Imprensa e Propaganda, criado nesse ano. 
CAPELATO, Maria Helena. Propaganda Política e Controle dos Meios de
Comunicação 
. ln: PANDOLFI, Dulce. (Org.). Repensando o Estado Novo.
Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1999. p.172.
Com base nessas informações, é correto afirmar que, durante o Estado Novo, o Departamento de Imprensa e Propaganda-DIP foi responsável pela
a) Ampliação do raio de atuação do Estado e das suas formas de intervenção no âmbito da cultura.
b) Desativação do sistema de comunicação encarregado da difusão das diretrizes econômicas do regime.
c) Restrição à utilização do rádio e da imprensa para a difusão da propaganda política estado-novista.
d) Utilização da cultura como um instrumento a serviço da divulgação dos ideais democráticos.

34. (UERJ)
Brasil!
Brasil,
És o teu berço dourado
O índio civilizado
E abençoado por Deus
Brasil,
Gigante de um continente
És terra de toda gente
E orgulho dos filhos teus
O destino que te traz
Liberdade, amor e paz
No progresso em que te agitas
Torrão de viva beleza
De fartura e de riqueza
E de mil coisas bonitas
E porque tu tens de tudo
Porque te conservas mudo
Na tua modéstia imerso
Meu Brasil,
Eu que te amo Neste samba te proclamo Majestade do universo
Benedito Lacerda / Aldo Cabral.
A partir da letra deste samba, gravado por Francisco Alves e Dalva de Oliveira, em agosto de 1939, percebemos a construção de uma imagem para o Brasil que não correspondia totalmente às características da sociedade brasileira nas décadas de 30 e 40.
Dentre essas características, aquela que se relaciona à conjuntura da época é:
a) Liberalismo como base da política nacional.
b) Reforma agrária como solução para os problemas econômicos.
c) Política assimilacionista como forma de integração do indígena.
d) Crescimento econômico como decorrência da política industrialista.

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